sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

DIFERENÇA ENTRE ANUIDADE DE CARTÃO DE CRÉDITO PODE CHEGAR A 230%


Muitos consumidores comprometem boa parte de seus orçamentos com o cartão de crédito - por isso é importante ficar atento às taxas cobradas por eles. A pesquisa feita pelo Movimento das Donas de Casa (MDC-MG) em parceria com o Procon Municipal de Belo Horizonte sobre cobrança bancária de seus serviços apontou variação de quase 230% em relação à anuidade do cartão de crédito. Neste item a diferença entre o banco Santander, com a maior taxa, e o banco Bradesco, que apresenta a menor, é de R$ 100,00.

O banco apresenta taxas mais acessíveis em outros itens, que não se tornam vantajosas, já que a diferença entre os demais serviços não é grande. Isso significa que, observando algumas cobranças individuais com mais critério, o consumidor pode fazer escolhas melhores entre abrir conta em um banco ou em outro. Na segunda maior variação foi encontrada na Taxa Mensal de Manutenção da Conta Corrente, chegando a 108%. Neste caso o Banco HSBC apresenta a maior taxa e a Caixa Econômica Federal a menor. A renovação de cadastro, terceira maior variação, não é cobrada em todos os bancos pesquisados: entre as seis instituições apenas duas fazem a cobrança, Santander e HSBC. A diferença entre eles ficou em 107%, sendo a taxa mais cara encontrada no HSBC.

Enfim, taxas e juros bancários são ingredientes que geralmente resultam em abusividade requerendo do consumidor uma atenção redobrada e em muitas vezes, o socorro do Poder Judiciário para revisar estes contratos.

FIQUE ATENTO E FAÇA VALER O SEU DIREITO DE CONSUMIDOR!!!

Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário