domingo, 22 de janeiro de 2012

ASSOCIAÇÕES DE MORADORES É SINÔNIMO DE BAIRROS UNIDOS E COMUNIDADE ORGANIZADA!!


Uma das coisas mais importantes para que uma comunidade consiga avançar no progresso e desenvolvimento local, é a organização para uma melhor representatividade. A fundação de Associações de Moradores é uma excelente opção para este avanço, pois quando a população começa a se reunir para discutir em grupo e respeitando as decisões de maioria, os problemas sofridos no bairro começam a encontrar soluções de forma integrada, claro, desde que haja respaldo do Poder Público também. As Associações podem firmar convênios e, como pessoa jurídica com finalidade social, receber subsídios e doações com grandes incentivos fiscais para os doadores. Temos inúmeros exemplos de ONGs que funcionam muito bem e são de fundamental importância para a vida das pessoas que moram em comunidades e bairros carentes.

LEI DE MINHA AUTORIA PODE BENEFICIAR AS ASSOCIAÇÕES

Com esta visão, em 2009 criei a Lei Municipal n.º 2.249 que foi aprovada por unanimidade e tem a finalidade de apoiar as Associações de Moradores com a possibilidade de se firmar convênios com o Poder Executivo para fins de repasse de verba às Associações de Moradores, BUSCANDO EMPREGAR MÃO DE OBRA DA PRÓPRIA COMUNIDADE PARA A CONSERVAÇÃO E PRESERVAÇÃO DOS BAIRROS, TAIS COMO ROÇADA, PRESERVAÇÃO DE PRAÇAS, MINISTRAÇÃO DE CURSOS PROFISSIONALIZANTE, ETC.

Criei a Lei, pois cumprindo um compromisso meu de campanha em 2008, fundei as Associações de Moradores dos Bairros CHÁCARAS CALIFÓRNIA E VALE TRANQUILO, ALÉM DE APOIAR AS ASSOCIAÇÕES DOS BAIRROS SANTA ROSA, CAMPESTRE E ITARARÉ. E não basta fundar as Associações, é necessário apoia-las com o Poder Executivo para que o trabalho integrado passe a surtir efeito na vida das pessoas.


VEJA COMO CRIAR UMA ONG:


• Convoca-se uma assembléia com as pessoas simpatizantes e com um pré-estatuto já definido para ser aprovado nessa assembléia. • Elege-se uma diretoria, (presidente, secretários , tesoureiro e conselhos fiscal administrativo etc) de posse da Ata de Fundação. • Elabora-se uma ata de Eleição do membros da 1ª diretoria e o da aprovação do Estatuto aprovado e vistado por um advogado • Registra-se no Cartório de Registro de Pessoa Jurídica da sede da associação. • Após feito o registro dar entrada no órgão competente (Receita Federal) para obter o CNPJ (no nosso caso para essa parte solicitamos a orientação de um contador (voluntário). • Se desejar pode utilizar nosso Estatuto Social como modelo. Este é adequado para atender os objetivos de cada ONG (meio ambiente, responsabilidade fiscal, criança e adolescente etc ). Nossa ONG foi criada antes de entrar em vigor o novo Código Civil. Novos estatutos devem ser definidos de acordo com o novo código Civil (Art. 44.I, 45, 53 e ss.). Perfil de uma ONG • Tem interesses em assuntos da comunidade, de desenvolvimento de cultura, de pessoas, da cidade, do turismo, de proteção a natureza, fauna e flora. • Não tem fins lucrativos. Sobrevive de ações cidadãs, eventos de arrecadação, doações de empresas cidadãs e associados que se identificam com a causa e estatuto. • Tem sustentação popular e encontra apoio da população para seus projetos. • Trabalham com grande transparência e divulgação de seus projetos, arrecadações e resultados. • ONG por princípio deve reunir pessoas em torno de uma “Convergência”, em torno de uma “Afinidade de Interesses Comuns” para uma dada sociedade. • O nível financeiro de seus participantes não importa. O que importa são os objetivos definidos para se juntar essas pessoas. A ONG não pode ser formada por interesses político-partidários e nem ser exclusivo de uma faixa social. • O sucesso da AMARRIBO está em que nenhum de seus membros tem vinculação com nenhum partido. Temos o firme propósito de apoiar todo e qualquer prefeito cidadão, independente de qual partido ou linha política ele atenda. • A filiação é voluntária. É preciso colaboração de braços, pernas, cabeças e também financeira.

Cada um entra com o que é possível no início. Aos poucos, se estrutura melhor com contribuições mensais e patrocínios.

Qualquer dúvida, podem entrar em contato comigo e terei enorme prazer em ajudar o seu bairro ou comunidade. Abçs.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

NÃO VOU CEDER ÀS PRESSÕES!!

COMO JÁ TENHO INFORMADO NESTE ESPAÇO DEMOCRÁTICO, A MINHA LUTA PARA FAZER VALER OS DIREITOS DA NOSSA CIDADE COM RELAÇÃO À SABESP. NÃO SEI PORQUE O PREFEITO E A SUA BASE DE VEREADORES ESTÃO PRESSIONANDO PARA VOTAR E APROVAR O PROJETO DE LEI QUE AUTORIZA A RENOVAÇÃO DO CONTRATO COM A SABESP POR TRINTA ANOS PRORROGÁVEIS POR MAIS TRINTA. O PROBLEMA NÃO ESTÁ NA RENOVAÇÃO, MAS SIM NA FORMA QUE ELES ESTÃO QUERENDO RENOVAR. SÓ PARA SE TER UMA IDÉIA, O CONTRATO QUE A SABESP PRETENDE APROVAR COM O APOIO DO PREFEITO CLODOALDO, NÃO PREVÊ EM NENHUM LUGAR O INVESTIMENTO PROMETIDO A TÍTULO DE CONTRA-PARTIDA NO VALOR DE R$ 7.000.000,00 (SETE MILHÕES DE REAIS). NÃO APRESENTA O PROJETO NEM OS LOCAIS E DATAS QUE RECEBERÃO O SUPOSTO INVESTIMENTO. ALÉM DISTO, O MUNICÍPIO DÁ À SABESP ISENÇÃO DE TODOS OS TRIBUTOS POR TRINTA ANOS E NÃO RECEBE NADA EM TROCA DISTO. SOMENTE PARA SE TER UMA IDÉIA, EM BOTUCATU, ONDE SURGIRAM OS MESMOS PROBLEMAS, A CÂMARA, O PREFEITO E A SABESP CHEGARAM NUM ACORDO QUE RESULTOU EM DIVERSOS BENEFÍCIOS PARA A CIDADE DE BOTUCATU, COMO POR EXEMPLO, A PARTICIPAÇÃO NA RECEITA DA SABESP PELO MUNICÍPIO EM 4%; OS INVESTIMENTOS COM DATA E LOCAL PARA INÍCIO IMEDIATO; O INVESTIMENTO EM USINA DE BIODIESEL PARA FINS DE PROTEÇÃO DE MEIO AMBIENTE E GERAÇÃO DE RENDA, ETC.
MAS, AQUI EM EMBU GUAÇU, O PREFEITO CLODOALDO E SEUS VEREADORES DE BASE NÃO QUEREM DISCUTIR E EXIGIR DA SABESP OS BENEFÍCIOS DE DIREITO PARA EMBU GUAÇU... POR QUE SERÁ... SERÁ QUE EXISTEM OUTROS INTERESSES PARTICULARES QUE IMPEDEM UMA NEGOCIAÇÃO SÉRIA COM A SABESP... EIS A QUESTÃO...
DIANTE DISTO, EU E O VEREADOR GAMBÁ REJEITAMOS O PROJETO NA COMISSÃO E ESTAMOS LUTANDO PARA QUE SE TOME AS SEGUINTES MEDIDAS PARA MELHORAR O PROJETO:

REALIZAÇÃO DE AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA QUE O POVO PARTICIPE MELHOR DESTA DISCUSSÃO... NÃO IMPORTA SE HOUVE AUDIÊNCIA PELA PREFEITURA, O FATO É QUE ESTAS AUDIÊNCIAS NÃO RESULTARAM EM NADA, POIS O PROJETO CHEGOU COM DIVERSAS IRREGULARIDADES;

APRESENTAÇÃO DO PROJETO DE INVESTIMENTOS REFERENTE À CONTRA PARTIDA DE SETE MILHÕES DE REAIS, PARA QUE OPOVO SAIBA ONDE E COMO SERÁ INVESTIDO ESTE DINHEIRO;

CORREÇÃO DA FORMA DO PROJETO DE LEI, DE ORDINÁRIA PARA LEI COMPLEMENTAR;

PUBLICAÇÃO DO PROJETO DE LEI EM JORNAL DE GRANDE CIRCULAÇÃO PARA CONHECIMENTO PÚBLICO;

IMPOR PENALIDADES À SABESP POR FALTA DE ÁGUA NOS BAIRROS, POIS TODOS SABEMOS QUE A SABESP FAZ O QUE QUER COM O USUÁRIO, DEIXANDO MUITAS VEZES UM BAIRRO POR MAIS DE 10 DIAS, COMO É O CASO DO CIPÓ. HOJE, ESTE PROJETO NÃO PREVÊ NENHUMA MULTA IMPOSTA PELO MUNICÍPIO POR ESTES PROBLEMAS;

EXIGIR MAIORES INVESTIMENTOS E CONTRA-PARTIDAS PARA EMBU GUAÇU, POIS A SABESP JÁ GANHOU MUITO DINHEIRO EM NOSSA CIDADE E PRETENDE GANHAR MUITO MAIS;
ALÉM DE TODAS ESTAS CONSIDERAÇÕES QUE EU ESTOU FAZENDO, AINDA TEM UMA GRAVE SITUAÇÃO QUE O PREFEITO CLODOALDO E OS SEUS VEREAORES ESTÃO PROVOCANDO E MERECE NOSSA REFLEXÃO:
O PROJETO DE LEI DO ORÇAMENTO DEVERIA SER VOTADO NO DIA 15 DE DEZEMBRO DE 2011, MAS CASO ISTO OCORRESSE, TODOS OS DEMAIS PROJETOS DE LEI ENTRARIAM NO RECESSO E VOLTARIAM A SER DISCUTIDOS EM FEVEREIRO. OCORRE QUE PARA PRESSIONAR A NOSSA COMISSÃO A DAR O PARECER SOBRE O PROJETO DA SABESP QUE ELES QUERIAM APROVAR DE QUALQUER MANEIRA EM DEZEMBRO SEM OBSERVAR O QUE RELATEI AQUI, ELES SIMPLESMENTE NÃO VOTARAM O ORÇAMENTO E ADIARAM ATÉ AGORA A VOTAÇÃO PARA PRESSIONAR A MIM E AO VEREADOR GAMBÁ PARA O PARECER E A PARTIR DAÍ, ATROPELAR A VOTAÇÃO COM A MAIORIA DE VEREADORES QUE ELE TEM NO PLENÁRIO DA CÂMARA.
A CONSEQUENCIA DISTO É QUE A CIDADE FICA SEM O ORÇAMENTO APROVADO E AS RECEITAS DAS SECRETARIA NÃO PODEM SER USADAS NA SUA INTEGRALIDADE. AGORA ME PERGUNTEM DE QUEM É A CULPA... EU RESPONDO...
O PREFEITO CLODOALDO QUER APROVAR O CONTRATO DA SABESP DE QUALQUER MANEIRA E NÓS NÃO PODEMOS PERMITIR, POIS O INTERESSE DA CIDADE ESTÁ ACIMA DO INTERESSE DO PREFEITO.
POR MIM, PELOS VEREADORES GAMBÁ E BACELAR, NÓS JÁ TERIAMOS APROVADO O ORÇAMENTO, MAS QUEM NÃO QUER VOTAR SÃO OS DEMAIS VEREADORES DA BASE DO PREFEITO.
LOGO, O PREFEITO CLODOALDO NÃO ESTÁ INTERESSADO NO BEM ESTAR DA CIDADE E SIM NO SEU BEM ESTAR, POIS SE ESTIVESSE PREOCUPADO COM A POPULAÇÃO, ACEITARIA FAZER AS ALTERAÇÕES NO CONTRATO COM A SABESP, COMO FOI FEITO EM OUTRAS CIDADE E "MANDARIA" SEUS VEREADORES VOTAR O ORÇAMENTO PARA A CIDADE COMEÇAR A ANDAR PARA FRENTE, POIS ATÉ AGORA SÓ ANDOU PARA TRÁS.
A POPULAÇÃO TEM QUE SABER DISTO... E NÃO ACEITO PRESSÃO DOS POLÍTICOS ACERCA DA MINHA DEFESA NUM CONTRATO MAIS JUSTO PARA EMBU GUAÇU.
ABRAÇOS... 
obs: LEIA TAMBÉM MINHA POSTAGEM COM O TÍTULO "ESCLARECIMENTOS SOBRE O CONTRATO DA SABESP".

sábado, 14 de janeiro de 2012

AGRICULTURA FAMILIAR E TURISMO RURAL... BONS PROJETOS PARA EMBU GUAÇU


Nossa cidade é composta, de fato, por vários regiões rurais. A realidades destes moradores mais distantes é um tanto quanto difícil, pois o transporte é escasso, as estradas são ruins e, consequentemente, as oportunidades e os meios de sobrevivência também é muito difícil. Como já postei anteriormente, poderíamos criar em nossa cidade um ROTEIRO TURÍSTICO RURAL, TRAZENDO TURISTAS QUE TENHAM INTERESSE DE CONHECER A VIDA NO CAMPO E O QUE A TERRA OFERECE PARA A NOSSA SOBREVIVÊNCIA. SURGE ENTÃO A AGRICULTURA FAMILIAR... vamos discorrer um pouco sobre ela. 
Ultimamente, temos ouvido falar muito em crise mundial, problemas climáticos e outros tantos assuntos, que nos tiram o sono. Mas você sabe de uma saída eficaz e eficiente para driblarmos tanta crise? Apostemos na Agricultura Familiar! Pois é a melhor forma de geração de emprego, renda e qualidade de vida para todos nós. A Agricultura Familiar é a principal responsável pela produção dos alimentos que são disponibilizados para o consumo da população brasileira, é o que realmente chega à nossa mesa. É constituída de pequenos e médios produtores rurais, comunidades tradicionais, assentamentos da reforma agrária e entre seus principais produtos estão: a produção de milho,mandioca, pecuária leiteira, gado de corte, ovinos, caprinos, olerícolas, feijão, cana, arroz, suínos, aves, café, trigo, mamona, fruticulturas e hortaliças. A Instrução Normativa n° 01/2009 do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) define em seu artigo 1°, Agricultor Familiar, como sendo um empreendedor familiar rural, aquele que pratica atividades no meio rural, atendendo simultaneamente aos seguintes requisitos: a. Não detenha, a qualquer título, área maior do que 4 (quatro) módulos fiscais (o módulo fiscal é uma unidade de medida, também expressa em hectare, fixada para cada município, instituída pela Lei nº 6.746, de 10 de dezembro de 1979); b. Utilize predominantemente mão-de-obra da própria família nas atividades econômicas vinculadas ao próprio estabelecimento ou empreendimento; c. Tenha renda familiar predominantemente originada de atividades econômicas vinculadas ao próprio estabelecimento ou empreendimento; d. Dirija seu estabelecimento ou empreendimento com sua família. Segundo o último Censo Agropecuário, a agricultura familiar responde por 37,8% do Valor Bruto da Produção Agropecuária. De acordo com a Secretaria de Agricultura Familiar, aproximadamente 13,8 milhões de pessoas trabalham em estabelecimentos familiares, o que corresponde a 77% da população ocupada na agricultura. O crescimento da miséria, da violência e da insegurança nas grandes cidades fez com que também crescesse o apoio da sociedade urbana às políticas de valorização do meio rural. O Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf) surgiu em 1996, graças à luta dos trabalhadores rurais por uma política pública específica e diferenciada para a agricultura familiar. Com tudo isso, a política de crédito rural do PRONAF poderá contribuir ainda mais para a ampliação desses espaços de articulação, disseminando infomações e descentralizando a tomada de decisões, promovendo um papel mais efetivo nos processos de financiamento da agricultura familiar. Ao estimular a atividade familiar no campo e, simultaneamente, o aumento da produção, o grande desafio estará na solução estrutural para uma importante questão social e econômica do país.
abraços e até mais...

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

A HORA E A VEZ DA CONSCIÊNCIA POLÍTICA !!



É muito comum ouvirmos que todos os políticos são iguais e que o voto é apenas uma obrigação. Muitas pessoas não conhecem o poder do voto e o significado que a política tem em suas vidas.


A importância do voto

Numa democracia, como ocorre no Brasil, as eleições são de fundamental importância, além de representar um ato de cidadania. Possibilitam a escolha de representantes e governantes que fazem e executam leis que interferem diretamente em nossas vidas. Escolher um péssimo governante pode representar uma queda na qualidade de vida. Sem contar que são os políticos os gerenciadores dos impostos que nós pagamos. Desta forma, precisamos dar mais valor a política e acompanharmos com atenção e critério tudo que ocorre em nossa cidade, estado e país.
O voto deve ser valorizado e ocorrer de forma consciente. Devemos votar em políticos com um passado limpo e com propostas voltadas para a melhoria de vida da coletividade.

Como votar conscientemente

Em primeiro lugar temos que aceitar a idéia de que os políticos não são todos iguais. Existem políticos corruptos e incompetentes, porém muitos são dedicados e procuram fazer um bom trabalho no cargo que exercem. Mas como identificar um bom político?
É importante acompanhar os noticiários, com atenção e critério, para saber o que nosso representante anda fazendo. Pode-se ligar ou enviar e-mails perguntando ou sugerindo idéias para o seu representante. Caso verifiquemos que aquele político ou governante fez um bom trabalho e não se envolveu em coisas erradas, vale a pena repetir o voto. A cobrança também é um direito que o eleitor tem dentro de um sistema democrático.

Durante a campanha eleitoral

Nesta época é difícil tomar uma decisão, pois os candidatos parecem ser todos iguais. Procure entender os projetos e idéias do candidato que você pretende votar. Será que há recursos disponíveis para que ele execute aquele projeto, caso chegue ao poder? Nos mandatos anteriores ele cumpriu o que prometeu? O partido político que ele pertence merece seu voto? Estes questionamentos ajudam muito na hora de escolher seu candidato.

Conclusão

Como vimos, votar conscientemente dá um pouco de trabalho, porém os resultados são positivos. O voto, numa democracia, é uma conquista do povo e deve ser usado com critério e responsabilidade. Votar em qualquer um pode ter conseqüências negativas sérias no futuro, sendo que depois é tarde para o arrependimento.


Abraços...

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

PREFEITO VETA LEI QUE BENEFICIA PORTADORES DE CÂNCER !

O PREFEITO CLODOALDO VETOU DOIS PROJETOS DE LEI DE AUTORIA DO VEREADOR BACELAR APROVADOS QUE DISPUNHAM, UM SOBRE ISENÇÃO DE I.P.T.U. PARA PORTADORES DE CÂNCER, HIV E DOENÇAS TERMINAIS E OUTRO SOBRE DAÇÃO DE IMÓVEIS EM PAGAMENTO DE DÉBITOS COM A FAZENDA MUNICIPAL, ALEGANDO COMO MOTIVAÇÃO DO VETO INTEGRAL, A FALTA DE INTERESSE PÚBLICO E VÍCIOS DE ILEGALIDADE E INCONSTITUCIONALIDADE DOS DOIS PROJETOS DE LEI.



INTERESSANTE QUE A PREOCUPAÇÃO DO PREFEITO EM VETAR INTEGRALMENTE OS PROJETOS DE LEI QUE BENFICIARIAM MUITO A POPULAÇÃO PODE TER MOTIVAÇÃO POLÍTICA, POIS O VEREADOR ALEXANDRE RAINHA, O VEREADOR BACELAR E O VEREADOR GAMBÁ SÃO OPOSIÇÃO AO GOVERNO. O PROJETO DE LEI N.º 028/2011 TRATA DE UMA QUESTÃO DE EXTREMA RELEVÂNCIA E INTERESSE PÚBLICO, POIS ISENTA DE PAGAMENTO AS PESSOAS PORTADORAS DE DOENÇAS (CÂNCER, AIDS E OUTRAS TERMINAIS), MAS PARECE QUE O PREFEITO ESTÁ MAIS PREOCUPADO EM OBSTRUIR O TRABALHO DOS VEREADORES DE OPOSIÇÃO DO QUE TRABALHAR PELA CIDADE E MELHORAR A VIDA DOS MENOS FAVORECIDOS. FUI RELATOR DESTE PROJETO DE LEI E O DA REVOGAÇÃO DA DAÇÃO QUE PERMITIA ALGUMAS IRREGULARIDADES NA DAÇÃO DE IMÓVEIS EM TROCA DE DÍVIDAS, POR EXEMPLO, UMA PESSOA COM UMA DÍVIDA DE R$ 100.000,00 (CEM MIL REAIS), OFERECIA UM IMÓVEL NO VALOR DE R$ 12.000,00 E ACABAVA QUITANDO A DÍVIDA DE FORMA FRAUDULENTA, TRAZENDO PREJUÍZOS AOS COFRES PÚBLICOS DE R$ 88.000,00 (OITENTA E OITO MIL REAIS). VALE RESSALTAR QUE UM FUNCIONÁRIO DA PREFEITURA DENUNCIOU UMA SITUAÇÃO SEMELHANTE A ESTA QUE CONFIGURARIA IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA DOS ENVOLVIDOS, MAS A BASE DE VEREADORES DO PREFEITO CLODOALDO NÃO APROVOU A FORMAÇÃO DE UMA C.P.I. PARA INVESTIGAR A SUPOSTA FRAUDE. O IMPORTANTE É QUE, NA SESSÃO PLENÁRIA DA CÂMARA DE HOJE, O VETO DO PROJETO DE LEI QUE BENEFICIA OS DOENTES DE CÂNCER, HIV E DOENÇAS TERMINAIS FOI DERRUBADO E O PROJETO SERÁ PROMULGADO E SE TORNARÁ LEI. JÁ O VETO DO PROJETO DE LEI QUE REVOGAVA A DAÇÃO DE IMÓVEIS EM PAGAMENTO DE DÍVIDAS PÚBLICAS FOI MANTIDO POR SEIS VOTOS DA BASE GOVERNISTA. CONCLUSÃO: DOS DOIS VETOS DO PREFEITO CLODOALDO, UM FOI MANTIDO E O OUTRO FOI DERRUBADO. CASO VOCÊ QUEIRA CONHECER O INTEIRO TEOR DESTES PROJETOS, PODE SOLICITAR-ME QUE EU ENVIO POR EMAIL. PROJETO DE LEI N.º 028/2011 E N.º 055/2011. ABRAÇOS.


domingo, 8 de janeiro de 2012

EMBU GUAÇU E TURISMO - TUDO A VER !!


Muitos políticos ao invés de procurar soluções para que a cidade possa crescer, eles justificam o não crescimento pelo fato de sermos um município 100% mananciais e que, por isto, temos que nos contentar em sem uma cidade dormitório. Trata-se de um equívoco muito grande, pois a nossa cidade TEM UM POTENCIAL TURÍSITICO AINDA NÃO EXPLORADO QUE PODE DAR SUSTENTABILIDADE, GERAR EMPREGOS, TRAZER DESENVOLVIMENTO E MELHORAR A VIDA DAS PESSOAS DE EMBU GUAÇU.
Muitas das cidades brasileiras têm como fatores de produção econômica a agricultura, pecuária, indústria, comércio entre outros. Porém hoje, têm aberto suas portas para um novo setor, o Turismo, que tem no município o cenário de produção e de consumo. A atividade turística pode constituir um investimento inicial gerador do processo ramificador da economia local, e por extensão, regional. É com esta idéia que, investir no Turismo pode ser uma alternativa positiva para os municípios que buscam saída para complementar sua economia e fazer com que haja um maior desenvolvimento da cidade.Num município, não explorado turisticamente, pode ser feito um planejamento com especialistas sobre o que poderia ser implantado na cidade, usando dos potencias já existentes como rios, lagos, serras, morros, cachoeiras, prédios históricos, igrejas, artefatos locais, cultura, gastronomia; ou verificando as possibilidades de se criar atrativos artificiais como parques, trilhas, festas culturais e gastronômicas. Para a concretização do planejamento dos possíveis atrativos, a participação do governo municipal é fundamental, uma vez que este será o responsável pela infraestrutura básica necessária para o desenvolvimento do plano, além dos subsídios para que a população se envolva no projeto com a instalação de hotéis, restaurantes, revitalização do comércio, entretenimentos e que possam participar de treinamentos para uma boa recepção dos futuros visitantes.O impacto resultante deste tipo de produção é menos imediato do que a indústria tradicional, por exemplo. Tem, entretanto, a vantagem de consolidar uma estrutura econômica sólida, se for mantida viável, através da preservação do que for implantado. A longo prazo, os benefícios trazidos pelo Turismo na cidade serão muitos, tanto sociais como econômicos. A participação da comunidade durante o processo direta ou indiretamente, cuidando da limpeza de sua rua, da fachada da casa, arborização, colaborará para que estes benefícios sejam ainda maiores.Com o sucesso da realização do planejamento, as vantagens se refletem das mais variadas formas. O emprego de mão-de-obra em geral ocupada na produção de bens e serviços aumentará consideravelmente, fazendo crescer a rentabilidade de famílias de menor poder aquisitivo. A necessidade de mão-de-obra especializada, com a prestação de serviços diretos ao consumidor como guias, recepcionistas, recreacionistas, etc, incentivará a população local a se profissionalizar. Com a movimentação dos turistas, o setor gastronômico, como restaurantes e lanchonetes terão a oportunidade de expandir seus empreendimentos e trará a possibilidade da criação de novos estabelecimentos. Além disso, o transporte coletivo deverá se modernizar o que favorecerá não só os visitantes, mas também os próprios moradores. Com a implantação e aperfeiçoamento do setor hoteleiro, haverá a geração de empregos e a movimentação do comércio devido aos produtos que os hotéis precisarão para atender aos hóspedes além do movimento decorrente dos turistas que circularão pela cidade em busca de presentes, lembranças, artesanatos entre outras curiosidades. A inauguração de novos entretenimentos, que são essenciais para preencher a estada do turista na cidade, beneficiará também a população local. A concorrência que se estabelecerá entre as empresas será benéfica, pois o aumento da produção de bens e serviços estimulará a competitividade entre os elementos da oferta, melhorando a qualidade dos serviços.Como todas as áreas da economia, o Turismo também possui desvantagens e riscos. O setor exige grandes investimentos de capital, principalmente em sua fase inicial de implantação e o processo se mostra lento até atingir o mercado consumidor. O mau uso do Turismo na cidade, originado da falta de informação e conhecimento das peculiaridades de sua produção representam desvantagens que impedirão a atividade de se desenvolver de forma bem sucedida. Com a valorização dos espaços físicos que poderão se tornar futuros atrativos, o setor imobiliário pode agir de forma desenfreada, supervalorizando o espaço, tornando-o inviável pelos altos custos. O desequilíbrio ambiental como poluição atmosférica além do desgaste dos atrativos, pode causar grandes malefícios à própria população, criando situações complicadas até mesmo à saúde e causando a perda do que já foi implantado.Portanto, a participação da comunidade na realização da obra turística na localidade é de extrema importância. Se todos colaboram, estes riscos se tornam menores, pois cada um ajuda a cuidar daquilo que trará seu próprio benefício, como exemplo, ajudando a preservar os atrativos, não quebrando, pichando, e não deixando que outros venham a cometer tal destruição. E mesmo que os riscos e desvantagens existam, os benefícios trazidos ao município se sobressairão diante dos pontos negativos se administrados de forma correta e eficaz, diminuindo o desemprego já que muitos empreendimentos serão inaugurados, com isso reduzirá também a criminalidade e violência, pois muitos se ocuparão de forma digna nas novas atividades turísticas, além de aumentar a entrada de dinheiro na cidade, maior arrecadação de tributos por parte do governo, o aumento da renda familiar fará com que as pessoas consumam mais movimentando todos os setores da economia local.
Abraços meus amigos e até mais... EMBU GUAÇU TEM FUTURO E O FUTURO ESTÁ EM NOSSAS MÃOS.

sábado, 7 de janeiro de 2012

MAIS PROJETOS... MENOS "POLITICAGEM" !!



TENHO ACOMPANHADO ALGUMAS DISCUSSÕES QUE ESTÃO OCORRENDO NA REDE SOCIAL DO FACEBOOK EM GRUPOS CRIADOS COM O ÚNICO INTUITO DE FAZER "POLITICAGEM" BARATA, ATACANDO-SE PESSOAS, AO INVÉS DE SE APRESENTAR PROPOSTAS E PROJETOS QUE FAÇAM EMBU GUAÇU CRESCER.
INTERESSANTE É QUE NUNCA HOUVE EM NOSSA CIDADE POLÍTICAS PÚBLICAS DE MÉDIO E LONGO PRAZO QUE RESULTASSE NUM CRESCIMENTO EFETIVO DA ECONOMIA LOCAL, NUM PROGRESSO REAL DO TURISMO E NA DIMINUIÇÃO SIGNIFICATIVA DE ÍNDICES DE DESEMPREGOS DOS NOSSOS MUNÍCIPES. TUDO O QUE OS ATUAIS E ANTIGOS GOVERNANTES APRESENTAM SÃO POLÍTICAS ASSISTENCIALISTAS, EXPLORANDO A MISÉRIA DO POVO E SE BENEFICIANDO DISTO COM UM POPULISMO ULTRAPASSADO E DESPREZÍVEL. ELES PENSAM: PARA QUE MELHORAR A SAÚDE DA NOSSA CIDADE, SE EU POSSO LEVAR DE CARROS MEUS ELEITORES PARA FORA DA CIDADE, COM VEÍCULOS OFICIAIS E GARANTIR OS VOTOS DE TODA A FAMÍLIA QUE FICARÃO GRATOS PELA ASSISTÊNCIA; PARA QUE PERDER TEMPO COM PROJETOS TURÍSTICOS SE JOGAR UMA CAPA DE ASFALTO NA CIDADE NOS BAIRROS RENDEM MAIS VOTOS NAS URNAS; PARA QUE TRAZER EMPRESAS PARA GERAR RENDA E EMPREGO NA CIDADE, SE DANDO UMA CESTA BÁSICA DURANTE A CAMPANHA PODE-SE GARANTIR OS VOTOS DA FAMÍLIA; PARA QUE NÃO DEIXAR FALTAR REMÉDIO NO HOSPITAL, SE PODE ATENDER UM PEDIDO INDIVIDUAL DE REMÉDIO E GARANTIR OS VOTOS DA FAMÍLIA TAMBÉM... TUDO ISTO É UMA VERGONHA E NÃO CONTRIBUI PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA CIDADE.
A VERDADE É QUE PARA SE ADMINISTRAR UMA CIDADE COM VISÃO DE FUTURO PROMISSOR PARA AS GERAÇÕES FUTURAS, NECESSÁRIO SE FAZ TER CORAGEM DE IMPLANTAR POLÍTICAS DE CONTENÇÃO DE DESPESAS, AUDITORIAS DE CONTRATOS E TRANSPARÊNCIA NA ADMINISTRAÇÃO, FATOS ESTES QUE NÃO FAZEM PARTE DO ATUAL GOVERNO.
PARA SE ATRAIR INVESTIDORES E GERAR RENDA E EMPREGO PARA A CIDADE, É NECESSÁRIO ULTRAPASSAR A BARREIRA DO POPULISMO E PASSAR SEGURANÇA E CONFIANÇA PARA EMPRESÁRIOS EXTERNOS, DANDO INCENTIVOS FISCAIS E FAZENDO-OS ACREDITAR QUE EMBU GUAÇU É UMA CIDADE PROMISSORA.
MUITO MAIS PODERÍAMOS DISCORRER AQUI, MAS NÓS TEREMOS OUTRAS OPORTUNIDADES PARA APRESENTAR E OUVIR IDÉIAS QUE COADUNEM COM O QUE ESCREVO AQUI.
MANDE SUAS IDÉIAS E SUGESTÕES ACERCA DO QUE SE PODE FAZER PARA ATRAIR INVESTIDORES PARA OS MUNICÍPIOS.
ABRAÇOS E ATÉ MAIS.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

OBRAS SUPERFATURADAS... UMA VERGONHA!!

NO FINAL DO ANO PASSADO, FORMULEI UM REQUERIMENTO AO PREFEITO CLODOALDO PARA QUE ELE INFORMASSE QUAL A EMPREITEIRA QUE FOI CONTRATADA PARA REALIZAR A REFORMA DA PRAÇA YVAN BRAGA DE OLIVEIRA E NÃO OBTIVE RESPOSTA. NÃO INFORMARAM O NOME DA EMPREITEIRA, NEM O VALOR DO METRO QUADRADO PAGO CONTRATUALMENTE, OU SEJA, NÃO HÁ TRANSPARÊNCIA NESTE GOVERNO. TODAVIA, O QUE SABEMOS É QUE A OBRA FARAÔNICA (PISCINA PARA MOSQUITO DA DENGUE), CUSTOU MAIS DE R$ 600.000,00 (SEISCENTOS MIL REAIS). OBRA COM INDÍCIO DE SUPERFATURAMENTO. JÁ AS DEMAIS OBRAS, NEM SE FALA, OBRA DA CICLOVIA (PARADA), PRAÇA DA "C"OBRA (PARADA), ASFALTO DA ESTRADA DO BAYGTON (PARADA), OBRA DA ÁREA DE LAZER (PARADA)... E TANTAS OUTRAS QUE QUANDO NÃO ESTÃO PARADAS, ESTÃO COM IRREGULARIDADES DE LICITAÇÕES.
A ÚNICA OBRA QUE ESTÁ FUNCIONANDO, É REMOÇÃO DE ENTULHO (VIDE DESENHO), ESTE FUNCIONA...
É IMPORTANTE DESTACAR QUE A NOSSA POSIÇÃO NA CÂMARA MUNICIPAL É DE COBRANÇA E FISCALIZAÇÃO DESTAS IRREGULARIDADES E, MESMO NÃO TENDO UMA MAIORIA PARA APROVARMOS UMA CPI (COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUÉRITO), ESTAMOS ENCAMINHANDO DOCUMENTOS DE DENÚNCIA AO TRIBUNAL DE CONTAS, MINISTÉRIO PÚBLICO E DEMAIS ÓRGÃOS DE FISCALIZAÇÃO.

domingo, 1 de janeiro de 2012

ESCLARECIMENTOS SOBRE O CONTRATO DA SABESP



É IMPORTANTE INFORMAR A POPULAÇÃO DE EMBU GUAÇU SOBRE O QUE ESTÁ OCORRENDO COM A RENOVAÇÃO DO CONTRATO DE FORNECIMENTO DE ÁGUA E TRATAMENTO DE ESGOTO DE EMBU GUAÇU COM A SABESP.
O PROJETO DE LEI FOI ENCAMINHADO À CÂMARA NO MÊS DE DEZEMBRO E A BASE DO GOVERNO NA CÂMARA QUERIA APROVAR DE QUALQUER MANEIRA ESTA RENOVAÇÃO POR MAIS TRINTA ANOS SEM DISCUTIR OU EXIGIR MAIORES COMPROMISSOS DA SABESP COM A NOSSA CIDADE, POIS TODOS SABEMOS QUE A SABESP TEM PRESTADO UM SERVIÇO MUITO RUIM, DEIXANDO FALTAR ÁGUA INCLUSIVE NA SEMANA DO NATAL E SEM DEIXAR A DISPOSIÇÃO NENHUM CARRO PIPA PARA SOCORRER OS CONSUMIDORES MAIS DISTANTES. FALA-SE EM INVESTIMENTO DE CONTRA-PARTIDA DE MAIS DE R$ 8.000.000,00 (OITO MILHÕES DE REAIS), MAS NENHUM PROJETO FOI APRESENTADO COM DESCRIÇÃO DAS OBRAS, DATA DE INÍCIO OU MESMO PREVISÃO PARA TAL. NENHUM ARTIGO DA LEI, NEM CLÁUSULA DO CONTRATO CONSTA ESTA OBRIGAÇÃO DA SABESP E, POR ISTO, TENHO ME POSICIONADO CONTRA A RENOVAÇÃO, ENQUANTO NÃO HOUVER COMPROMISSO FORMAL DESTA VERBA PARA REPASSE PELA SABESP. O VEREADOR GAMBÁ, QUE TAMBÉM É DA COMISSÃO QUE PRESIDO, VOTOU COMIGO E, JUNTOS IMPEDIMOS UMA GRANDE IRRESPONSABILIDADE QUE SERIA APROVAR UM CONTRATO DE TRINTA ANOS, RENOVÁVEIS POR MAIS TRINTA ANOS SEM MAIORES DISCUSSÕES OU COMPROMISSOS. TENHO PLENA CONSCIÊNCIA DE QUE ESTOU FAZENDO O MELHOR POR NOSSA CIDADE E É IMPORTANTE QUE A POPULAÇÃO ACOMPANHE DE PERTO ESTE PROJETO.
POR ISTO, PRETENDO LUTAR PARA QUE SE REALIZE UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA QUE O POVO PARTICIPE DESTA DISCUSSÃO COM A SABESP.
O PREFEITO E SEUS ALIADOS ANDAM FALANDO QUE ESTAMOS IMPEDINDO A VINDA DE RECURSOS PARA A NOSSA CIDADE E ISTO É UMA GRANDE MENTIRA, BASTA ACOMPANHAR AS DISCUSSÕES NA CÂMARA E VER QUEM ESTÁ COM A VERDADE. O LINK PARA VER AS SESSÕES É www.camaraembuguacu.sp.gov.br na webtvcamara.
QUALQUER DÚVIDA OU ESCLARECIMENTO PODEM SER ENCAMINHADAS PARA MIM E TEREI PRAZER EM RESPONDE-LOS.
SAUDAÇÕES E ATÉ MAIS.

FELIZ 2012 !!!

AOS MEUS AMIGOS QUE ACOMPANHAM MEU TRABALHO, EU QUERO DESEJAR UM 2012 REPLETO DE REALIZAÇÕES E BENÇÃOS DE DEUS. VAMOS CONTINUAR TRABALHANDO PARA MUDAR A SITUAÇÃO DE NOSSA QUERIDA CIDADE. CONTEM SEMPRE COMIGO, ABRAÇOS CORDIAIS